segunda-feira, 14 de agosto de 2017

AUDIÊNCIA CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SANTA CATARINA

A AOERGS esteve representada pela diretora de formação, Orientadora Educacional Nina Rosa Ventimiglia Xavier, juntamente com outras entidades do Fórum Nacional de Entidades dos Especialistas em Educação (FESED), dia 10 de agosto, na audiência com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Florianópolis/SC. A audiência foi realizada na sede do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e tinha como escopo levar as reivindicações do FESED. Os encaminhamentos foram frutos do último encontro realizado, em maio de 2017, em Brasília. As demandas estão centradas no artigo 64, da Lei de Diretrizes e Bases, que trata da formação e cargos dos profissionais, com exercício na docência, que tenham graduação no curso de Pedagogia ou tenham efetivado um curso de especialização.
A mesa dessa audiência contou com a presença do presidente do Conselho Nacional, Eduardo Deschamps, dos conselheiros, Luiz Roberto L. Cury (Câmara de Educação Superior) e Antonio Cesar R. Callegari (Câmara da Educação Básica) e da conselheira Márcia Aguiar (Câmara da Educação Superior). Representando o FESED estiveram: SINESP/SP, APASE/SP, ACSE/MS, ASSERS/RS, AIERGS/RS, AOESC/SC, ASSESC/SC e AOERGS/RS. As propostas do FESED foram defendidas pelos representantes João Alberto Rodrigues de Sousa (SINESP/SP), Rosangela Vargas Chede (APASE) e Zigo Sbalchiero (ACSE/MS).
A demanda de uma reflexão sobre os cursos de pós-graduação visando a capacitação e competência de quem exerce a função também fez parte das defesas realizadas pelo FESED. A preocupação que permeia as ações das entidades do FESED vai além das meras questões administrativas, propõe e chama para a reflexão de uma qualificação que seja alicerce para e da educação nacional.
O Conselheiro Luis Cury frisou que pretende sinalizar a abertura das discussões sobre as Diretrizes Curriculares já para o próximo mês de setembro. A conselheira Marcia Aguiar apontou a necessidade de também integrar ao debate a questão da gestão e a presença dos profissionais da educação nesse cenário.
Na ocasião foi protocolado um documento, construído pelo FESED, com as propostas encaminhadas ao Conselho Nacional.
Ao término da audiência os representantes das entidades do FESED realizaram uma reunião-almoço para a análise e avaliação da audiência. O resultado foi avaliado como muito significativo, de relevância fundamental nas defesas dos interesses dos especialistas e um marco na defesa dos interesses das categorias e da educação. Já há novas perspectivas para serem levadas para o Fórum que ocorrerá, em outubro, sob a coordenação da ASISEAL, em Maceió.