domingo, 28 de junho de 2026

ENCONTRO DO GRUPO CONVIVÊNCIAS – MÊS DE JUNHO

Na última quinta-feira, dia 25 de junho, aconteceu o encontro mensal do Grupo Convivências da AOERGS.

Junho é um mês festivo, marcado pelas celebrações em homenagem aos santos juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Em razão dessa tradição, são realizadas inúmeras festas juninas em diversas cidades do nosso país. O Grupo Convivências não poderia deixar de homenagear esses santos tão significativos para a cultura popular.

O encontro iniciou com uma oração alusiva ao período junino. Em seguida, foi realizada uma dinâmica que estimulou a criatividade das participantes, além de uma animada roda de dança. Foi um momento de muita alegria, integração e diversão.

Na sequência, as participantes compartilharam uma mesa repleta de deliciosos pratos típicos, acompanhados de agradáveis conversas e momentos de confraternização.

Durante o encontro, a diretora Rosangela Diel convidou o Grupo para participar da homenagem que será prestada pela Câmara de Vereadores de Capão da Canoa à AOERGS, em reconhecimento aos seus 60 anos de fundação, na próxima segunda-feira. Ficou definido que Lourdes, Marta, Rosangela e Maria Salete representarão o Grupo nessa importante solenidade.

Você, Orientador(a) Educacional aposentado(a), venha participar conosco do Grupo Convivências! Entre em contato com a Secretaria da AOERGS e faça parte desse espaço de amizade, convivência e integração.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

🎉 Vem aí o XXIX Seminário Estadual de Orientação Educacional e X Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação!

Neste ano de 2026, a Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS) celebra um marco histórico: 60 anos de existência (1966 - 2026). Para celebrar essa jornada, a edição comemorativa traz um presente especial para todos e todas: as inscrições são totalmente gratuitas!

O evento tem como tema "60 anos da AOERGS: ÉTICA, ESCUTA E COMPROMISSO COM A HUMANIDADE", um espaço qualificado de formação continuada, reflexão e articulação. Teremos uma programação rica com palestras, momentos culturais e debates fundamentais para o nosso cotidiano escolar.
Agende-se e participe:
Data: 19, 20 e 21 de agosto de 2026.
Local: Assembleia Legislativa, em Porto Alegre/RS.
Formato: Presencial e On-line.
Venha fazer parte dessa história de cuidado, mediação e transformação social!
🔗 Link de inscrição no blog "AOERGS em Notícia" [https://aoergs.blogspot.com.br] ou diretamente pelo site: https://www.even3.com.br/xxix-seminario-estadual-de.../.
Dúvidas ou mais informações? Entre em contato:
Telefones: (51) 3221-3487 / (51) 3227-1306 / WhatsApp: (51) 98033-4775 / E-mail: aoergs@aoergs.org.br

sexta-feira, 19 de junho de 2026

🌻 3º Destino da nossa Jornada Itinerante: Pelotas! 🎒

Na tarde do dia 19 de junho, vivemos mais um momento muito especial no nosso Ciclo de Encontros da Diretoria Colegiada Ampliada. A parada da vez, da nossa Jornada Itinerante de Fortalecimento e Engajamento, foi em Pelotas/RS!

Em um formato híbrido, que garantiu a participação de demais membros de forma on-line, unimos as forças da Diretoria Colegiada Central da AOERGS e Conselhos, com as diretorias do NOEPEL e do NOERG (que também vieram de Rio Grande para Pelotas). 🤝
📍 O encontro aconteceu no ambiente super acolhedor do @luciolacafeebistro (perfil no Instagram), criando o espaço seguro e perfeito para debatermos nossas pautas.
A escuta ativa das nossas bases regionais e a preservação da memória da Orientação Educacional gaúcha são os pilares que guiam este ano comemorativo. E encontros como esse só reforçam o que nós, Orientadores e Orientadoras, já sabemos de cor:
O acolhimento humano segue sendo a ferramenta mais poderosa da Orientação Educacional.💛

✨ Uma manhã de partilha, reflexão e fortalecimento em Pelotas! ✨

No dia 19/06, o Auditório Interno do Colégio Municipal Pelotense foi palco do 1º Encontro de Orientadores e Orientadoras Educacionais deste ano, promovido pelo NOEPEL e pela AOERGS! Das 8h às 12h, reunimos profissionais das redes municipal e estadual para uma verdadeira troca de experiências e diálogo sobre a nossa prática profissional. 🤝📚

O encontro contou com a presença de Virgínia Marques Ramos (Diretora de Planejamento) e Viviane Silva de Souza (Diretora de Comunicação Social), representando a Diretoria Colegiada Central da AOERGS. Juntas, conduziram reflexões valiosas sobre as dimensões da identidade deste(a) importante profissional que é o Orientador e a Orientadora Educacional. 💡💬

🌍 Integração regional à vista! A convite do NOEPEL, o encontro teve a participação especial de Adilina de Bem Costa, Diretora de Comunicação Social e Publicação do NOERG (Núcleo de Orientadores Educacionais do Rio Grande). E ela já chegou lançando um desafio incrível: unir os orientadores e orientadoras das duas regiões (Pelotas e Rio Grande) no nosso próximo grande encontro! Aceito o desafio? 😍🚀

Nosso encontro foi focado na valorização da nossa atuação. Tivemos:
🗣️ Diálogos enriquecedores sobre o cotidiano das duas redes de ensino;
🧩 Dinâmicas que refletem o cotidiano escolar;
🍬E, para celebrar nossos vínculos, compartilhamos os deliciosos e tradicionais doces de Pelotas! 🤎

A presença de cada um(a) foi fundamental para o sucesso deste evento. Seguimos juntos fortalecendo a Orientação Educacional!

terça-feira, 16 de junho de 2026

📍 Reunião Ampliada Extraordinária da AOERGS

              

Na noite de ontem (15/06), reuniram-se a Diretoria Central, o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e as Diretorias dos Núcleos da AOERGS para dialogar sobre os desafios do presente e os encaminhamentos necessários para o fortalecimento de nossa entidade.

Em um momento de escuta, participação e construção coletiva, reafirmamos o compromisso com a Orientação Educacional, com a educação pública e com a história que construímos ao longo de seis décadas de lutas e conquistas.

Seguimos unidas e unidos, fortalecendo a AOERGS e preparando os próximos passos de nossa caminhada.

✨ Passado que inspira, futuro que nos move

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Maio passou...

Nossa Diretoria Colegiada Central esteve reunida semanalmente para debater pautas fundamentais para a categoria e organizar as grandes ações deste ano tão especial, em que celebramos nosso Jubileu de Diamante. Acompanhem um resumo dos nossos encontros.

Fique de olho em nossas postagens para acompanhar os próximos passos da AOERGS.

Siga a AOERGS no Instagram: @aoergs

Comunicado sobre recesso!

👉Divulgando!


sábado, 30 de maio de 2026

Nossa Jornada Itinerante não para! 🌊☀️

No último sábado, 30/05, desembarcamos no Litoral Norte para o nosso 2º Destino: NOELN!
Foi uma manhã incrível de aproximação, muito diálogo e planejamento estratégico no Quiosque da Praça, em Atlântida Sul/Osório. Estar perto da diretoria do Núcleo e dos integrantes dos Conselhos nos fortalece e mostra que o futuro da AOERGS se constrói de forma coletiva e em cada canto do nosso estado! 🤝✨
Agradecemos imensamente ao NOELN pela acolhida calorosa e por todo o engajamento.
O ciclo continua... Rumo aos próximos destinos! 🛣️🎒

sexta-feira, 29 de maio de 2026

AOERGS presente no 4º Encontro Nacional dos Conselhos da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar.


No 4º Encontro Nacional dos Conselhos da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar, realizado em parceria com o Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Mato Grosso (CEAE/MT), nos dias 27 e 28 de maio de 2026, discutimos a promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas. O evento reuniu especialistas para compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas. Conselheiros, nutricionistas e gestores marcaram presença. A representante da AOERGS, Clarice de Fátima Fiuza, participou das atividades.

terça-feira, 26 de maio de 2026

✨ 60 Anos de Orientação Educacional no RS: Uma Trajetória de Luta e Reconhecimento ✨

No dia 26/05, a AOERGS celebrou seis décadas de história com um inesquecível Grande Expediente Solene na Assembleia Legislativa do RS! 📚🎓

Agradecemos imensamente à proponente, Deputada Sofia Cavedon, por seu olhar sensível à nossa categoria, e ao Presidente da ALRS, Deputado Sérgio Peres. Foi um marco para a Orientação Educacional gaúcha! 💙

🤝 Mesa Solene & Representatividade:
Tivemos a honra de contar com Rosangela Maria Diel (Diretoria Central), Rosane Zan (CPERS), nossas queridas sócias-fundadoras Erlita Franco e Loira Schmidt, além das representantes dos Núcleos: Helen Rose P. Fróes (NOEB), Maria Joaquina L. Neta (NOELN), Adilina de B. Costa (NOERG) e Anelise da R. Iracet (NOEVS).

🗣️ Defesa da Educação:
O evento foi marcado por manifestações fortes em defesa da escola pública pelas deputadas presentes, que também receberam exemplares da nossa Revista Prospectiva e Cadernos.

🤝 União que fortalece:
Nosso abraço especial às entidades parceiras (ASSERS, AIERGS, CPERS e SINTESA), à Diretoria Ampliada e a todos os associados(as) que ocuparam o plenário com alegria e união!

🎥 Quer rever esse momento histórico? Assista na íntegra no YouTube da ALRS:
▶️ https://www.youtube.com/live/ZDTbA6UHqzM?si=92VHtCLObdS0YBce