Normas das Publicações da AOERGS





 NORMAS DAS PUBLICAÇÕES DA AOERGS

Orientações aos colaboradores

 I – A PROSPECTIVA é uma Revista anual que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionada ao ser e fazer do Orientador e da Orientadora Educacional no contexto escolar.

Os CADERNOS é uma publicação organizada pela Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS, que oportuniza ampliar as reflexões, conhecimentos e saberes trabalhados pelos palestrantes do Curso Produção de Vida e Sentidos. Evento que acontece intercalado com o Seminário Estadual de Orientação Educacional (um ano Curso, no outro Seminário e assim sucessivamente), ambos sob a tutela da AOERGS. 

Os textos devem enquadrar-se nas seguintes categorias:

 1 – Informações especializadas

 2 – Relato de experiência 

 3 – Temas apresentados em Encontros, Cursos e Congressos

 4 – Legislação referente à Orientação Educacional 

 5 – Pesquisas 

 6 – Sínteses de teses 

 7 – Cultura e Arte – trabalhos produzidos pela comunidade escolar, poesias, desenhos, contos, entre outras. Como vêem a escola e a Orientação Educacional?

 II - A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação e, mais especificamente para os Orientadores Educacionais, levando em conta a relevância e a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto. 

 III – O autor deverá preencher e enviar a autorização para edição e publicação.

 IV – As Publicações da AOERGS não veiculam conteúdos com viés racistas, sexistas, LGBT fóbicos, xenofóbicos, antidemocráticos ou que firam a integridadeidentitária dos indivíduos e/ou comunidades. Ela se define enquanto espaço democrático, laico, plural e crítico.

 V - Os artigos publicados não expressam necessariamente as opiniões do coletivo da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições. 

 VI – Os textos serão submetidos a análise do Conselho Editorial da entidade organizadora. 

 VII - Normas para submissão dos trabalhos:

ü  título;

ü  introdução;

ü nome e currículo/atuação profissional do (s) ou da (s) autor (eres) ou autora (s), fonte tamanho Arial 10, posicionado a margem direita;

ü  fonte “Arial”, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm entre linhas;

ü  página configurada com margens de 3 cm e papel A-4;

ü  artigos devem ter no mínimo 5 mil e no máximo 25 mil caracteres (com espaço e incluindo as notas de rodapé e bibliografia);

ü  submissãodos trabalhos devem ocorrer por e-mail, em formato “doc/docx”.




TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO  

(REVISTA PROSPECTIVA E CADERNOS)

Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, eu(nós) _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ RG nº___________________CPF nº_____________________, autorizo(amos) a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto intitulado_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ para publicação nos  periódicos organizados pela Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS. Declaro ainda, que o texto referenciado é de minha autoria, responsabilizando-me, pela autenticidade da escrita e retomada da revisão técnica/teórica/propositiva/legal com as observações realizadas pelo conselho editorial, concedendo à AOERGS plenos direitossobre o texto submetido.Cabe a AOERGS a escolha do editor, meios de publicação, reprodução, divulgação, tiragem, formato, necessários a publicação. Essa autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo a AOERGS realizar neste período quantas edições/publicações julgar conveniente.

Porto Alegre, ________ de ___________________________ de ___________.

 

Assinaturas:

Autor(a): _______________________________________ CPF:______________________

Autor(a): _______________________________________ CPF:______________________

Autor(a): _______________________________________ CPF:______________________

Autor(a): _______________________________________ CPF:______________________