segunda-feira, 25 de junho de 2012

REALIZADA A PRIMEIRA ETAPA DO IX CURSO PRODUÇÃO DE VIDA E SENTIDOS


Durante os dias 18 e 19 de junho, no auditório do CPERS/Sindicato, a AOERGS ofereceu aos seus associados e outros profissionais ligados a educação a oportunidade de vivenciarem temas atuais relacionados com a profissão de Orientador Educacional, na realização da primeira etapa do “IX Curso Produção de Vida e Sentidos”.
Pesquisadores na área de Educação, Psicologia, Sociologia e Antropologia ministraram palestras focadas na contemporaneidade, onde o público presente pode interagir com os profissionais, relatando as vivências de suas realidades locais.
Palestraram no dia 18 de junho, na parte da manhã, as orientadoras educacionais Denise Arina Francisco e Cristiane Ramos Vieira, que expuseram o tema “Infância e Juventude: interfaces na contemporaneidade”. Na parte da tarde, as psicólogas, Eliane Carmanin Lima e Michele Poletto apresentaram os temas “Estamos vivendo uma revolução cultural?” e “Bem estar na escola: a escolarização positiva”, respectivamente.
No dia 19, pela manhã, o orientador educacional Renato Ferreira Machado falou sobre “Juventude e pós-modernidade: temores e perspectivas” e, na parte da tarde, Danilo Gandin, professor de Planejamento da Educação apresentou o tema “Avaliando a Avaliação”.
Para a diretora administrativa da AOERGS, Rosangela Maria Diel, um fato marcante durante esta etapa do curso foi a presença de profissionais oriundos de 38 municípios e também de gestores municipais, além da qualidade dos palestrantes, que ofereceram trajetórias possíveis para o desenvolvimento do trabalho no cotidiano escolar.
A próxima etapa do “IX Curso Produção de Vida e Sentidos” acontece no dia 11 de julho, onde na parte da manhã, o Dr. André Palmini falará sobre o tema “Desenvolvimento Cerebral na era Facebook: os cuidados com as crianças e adolescentes para promover a Educação” e, à tarde, Rosane Azevedo, apresentará a palestra “Acessando a rede de proteção: Educação e Diversidade”. 
OBS: todas as fotos do evento estão na página da AOERGS no Facebook