sexta-feira, 26 de maio de 2023

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO NÚCLEO DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS DO LITORAL NORTE- NOELN

“Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”.
Cora Coralina.

No último dia 27 de abril, na cidade de Osório estiveram reunidos para mais uma formação, os profissionais da educação, orientadores educacionais das redes municipal, estadual e privada, também participaram a 11ª Coordenadoria Regional de Educação, representada pelo coordenador Fabrício Soares com a assessora pedagógica do Cipave+ e Núcleo de saúde e bem estar escolar Joicimar Meneghetti.

O encontro reapresentou um dia de construção, novos aprendizados, trocas significativas e compartilhamentos de vivências desta área da educação tão fundamental no ambiente escolar que é o Serviço de Orientação Educacional representado na figura do orientador educacional, com a palestra de tema: “Valorização da vida: prevenção ao comportamento autolesivo e de suicídio na infância e na adolescência” na fala do psiquiatra Dr. André Luís Bendl. Um tema difícil e complexo foi apresentado de forma esclarecedora e reflexiva, considerando que se refere ao ambiente escolar de múltiplas diversidades e necessidades tão peculiares entre comunidade, alunos, professores, funcionários e equipe diretiva. Para cuidar e perceber o outro, o “EU” necessita estar saudável, a escola precisa fomentar a cultura da paz no seu verdadeiro sentido de harmonizar e cuidar de todos, cada indivíduo deve exterminar “ranços” pessoais, livrar-se de qualquer negatividade que possa “contaminar “ o ambiente. A sala do orientador educacional deve estar preparada para ouvir atentamente a mensagem que o indivíduo que ali se encontra, estar alerta aos sinais de coragem e medo, ou mesmo de fraqueza diante de um pedido de ajuda, seja com palavras ou ações significativas que possibilitem a mudança deste, quanto aos pensamentos ou ações lesivas contra a sua vida. Inicialmente se observa que num determinado momento o bullying é um dos passos para o agravamento de atitudes negativas, mas não o único.

A palestra: “Desenvolvimento Sócio Afetivo no Ambiente Escolar: Desafios e Possibilidades”, com o psicólogo Arthur Nery, trouxe a discussão da escola de ensino tradicional como desafio e possibilidade de educação de qualidade e com perspectivas de ser mais atrativas e diversificada com o protagonismo do estudante diante de muitas tecnologias inovadoras.

Em dois momentos o encontro teve escolas parceiras com apresentações de seus alunos talentosos, EEEF General Osório e EEEM Prudente de Morais, que acolheram com música e poesia os participantes, a visibilidade de talentos é importante como incentivo para o aluno continuar e compartilhar projetos da escola que colocam o aluno como protagonista da sua história. Segundo, a avaliação dos participantes a formação foi de aprendizagem significativa (ótima), a organização, espaço sendo como ótimo, a diretoria NOELN agradece a todos que fizeram parte deste momento tão significativo que fortalece a importância do trabalho do orientador educacional dentro da escola.