quarta-feira, 10 de outubro de 2018

FORMAÇÃO DE ORIENTADORES

O 10º Núcleo de Orientadores Educacionais de Santa Rosa (10º NOESRO) realizou dia 27 de setembro de 2018, uma formação para Orientadores Educacionais. Tivemos a participação de Orientadores Educacionais da Rede Estadual de abrangência da 17ª CRE e da Rede Municipal de Santa Rosa.
A Formação aconteceu no auditório do Instituto Sinodal da Paz, das 8h30min às 17horas. A abertura do encontro no turno da manhã ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Educacional, de Santa Rosa, onde os alunos do Projeto ABB Comunidade apresentaram várias canções. Logo em seguida foi trabalhado o tema: Automutilação e suicídio na adolescência, pela Drª Fabiane Breitenbach e pela Psicóloga Adriane Soares Alpe, ambas da Fundação Municipal da Saúde. Os temas foram muito bem trabalhados, levando a reflexão participação do grupo, contribuindo para discussão de assuntos que são recorrentes nas escolas.
No turno da tarde, a abertura foi realizada pelo Grupo Musical Som do Coração, da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, do município de Santo Cristo. Na sequência foi ministrado o tema: (Re)pensando o luto e as perdas no contexto escolar, pela Psicóloga Claci Venites e houveram relatos de experiência no Serviço de Orientação Educacional, pelas Orientadoras Educacionais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Telmo Motta – CIEP, de Giruá e do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa.
Também em 2018 aconteceram outras duas formações:
Dia 12 de abril, no auditório da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Santa Rosa, com as colegas da AOERGS – Nina Ventimiglia Xavier e Manoelita Tabile Manjabosco, com os temas: O papel do Orientador Educacional, metodologia e tecnologias.
Dia 07 de agosto, no auditório da Escola Técnica Machado de Assis, de Santa Rosa com o palestrante André Stürmer/FEMA, com o tema: Comunicação eficaz – pessoal – interpessoal e Técnicas de expressão corporal e vocal e Diversidade, Preconceitos e Bullying, com o palestrante Nestor Faleiro.