terça-feira, 2 de outubro de 2018

01/10/2018 - CONAE/RS

A manhã do último dia, da etapa estadual, da CONAE iniciou na Casa de Música da OSPA, no Centro Administrativo, com "Colóquio e discussão sobre os eixos temáticos". O primeiro tema estava relacionado aos eixos IV, V e VI: Educação e diversidade:direitos humanos, justiça social e inclusão, acesso e permanência na educação; Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. Tendo como conferencistas a professora Patrícia Pereira (SMED/POA), professor André Peres (IFE/Porto Alegre) e quem coordenou a mesa foi a professora Sônia Ogiba (UFRGS).
No turno da tarde ocorreu a leitura do Documento da CONAE/RS, mesa coordenadora da plenária contava com Maria Cristina Sandin Conrad/UNCME, Adriana Santos /SEDUC e Andréia Delgado/ACPM Federação.As propostas foram debatidas e votadas pelos delegados com muita participação.
A eleição de delegados, para a etapa nacional, ocorreu através da escolha entre as categorias da Educação Básica, Ensino Superior e do Ensino Profissional.As orientadoras educacionais Andrea Muxfeldt Valer e Nina V. Xavier, da AOERGS, também participaram do processo da eleição dos delegados.
O documento referência será finalizado através de ferramenta virtual, pois o tempo acabou tornando-se insuficiente.Nos dias 21 e 23 de novembro, em Brasília, acontecerá a etapa Nacional da CONAE.