quarta-feira, 25 de abril de 2018

AULA INAUGURAL - UFFS / CERRO LARGO

13 de Abril - Cerro Largo
AULA INAUGURAL
A AOERGS esteve presente na Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Orientação Educacional, que está na sua terceira edição, oferecido pela Universidade Federal Fronteira Sul, UFFS/Cerro Largo. O curso tem o objetivo de habilitar Orientadores Educacionais dando ênfase para prevenção e mediação de conflitos.Oportunizar dessa forma que a gestão das unidades escolares e em suas salas de aula promovam uma cultura de paz social, no ambiente escolar, abrangendo a relação com os responsáveis legais pelos alunos. A mesa de abertura contou com a presença Professora Débora Betemps, Diretora Adjunta da Pesquisa e Pós-graduação do Campus Cerro Largo, a Coordenadora do Curso, Neusete Machado Rigo e a Diretora de Publicação, da AOERGS, Manoelita Tabille Manjabosco.
Na sequência o professor Livio Osvaldo Arenhart foi convidado para acompanhar na mesa a palestrante da Aula Inaugural, a Professora e Orientadora Educacional, diretora de Formação da AOERGS, Nina Rosa Ventimiglia Xavier. Nina abordou o tema “As Perspectivas para a Orientação Educacional vista pela Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul”. Inicialmente destacou a relevância da terceira edição desse curso para o cenário educacional gaúcho, contextualizando as dificuldades inerentes ao momento histórico brasileiro. A apresentação do vídeo institucional, da AOERGS, possibilitou a todos e todas que ali estavam uma visão da trajetória dos 52 anos da associação, suas publicações (Revista Prospectiva, Boletim Informativo Prenúncio e Revista Cadernos), as formações e as principais bandeiras de luta defendidas pela categoria. Destacamos esse trecho da fala, da palestrante, por pontuar o presente e sinalizar o futuro.
“Em suma, na perspectiva da AOERGS, através de um olhar acurado para o contexto atual, afirmamos que nossa realidade é difícil, nossa profissão passa por momentos de repensar teoria/prática e que há uma mudança de paradigma. E quando falamos em paradigmas, em questões conceituais, dizemos que não se pode pensar em uma Orientação Educacional que não tenha no conjunto das disciplinas, do seu currículo, Justiça Restaurativa, mediação de conflito e que não se proponha a pensar em círculos de paz, comunicação não-violenta. Ao falar nesses temas exemplificamos o que para nós se configura na flexibilização dos saberes, na tessitura das práticas e na conectividade com a realidade, com a leitura de mundo.
Cito a professora e orientadora Maria do Carmo Freitas, uma das fundadoras da AOERGS, que escreveu que “o orientador educacional é um agente que tem o poder de reinventar a Orientação Educacional”, por isso podemos nos posicionar e dar novas cores para a nossa práxis. Não é um caminho fácil, não enfeitamos a realidade, mas somos incansáveis e, pretensiosamente, pretendemos ser imprescindíveis na defesa da nossa profissão e no direito de sermos reconhecidos, termos espaços para atuar, lutar por concursos para nossa área e cooperar, individual e coletivamente, na transformação do presente para um futuro melhor.”
O professor Livio coordenou o espaço para as perguntas e comentários que os presentes fizeram para a palestrante. No encerramento das atividades houve uma confraternização entre professores, ex-alunos, técnicos e atuais alunos.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna