segunda-feira, 14 de agosto de 2017

FORMAÇÃO NOEPEL

No dia 9 de agosto,no Colégio Municipal Pelotense, aconteceu 
uma jornada de formação para os colegas do Núcleo de Orientadores Educacionais de Pelotas - NOEPEL. O encontro foi promovido pelo NOEPEL. A diretora do NOEPEL, Maria Venilda Islabão Lopes, deu as boas-vindas aos presentes e anunciou a pauta da formação.Na sequência, Marli P. Legemann Oliveira, também da diretoria do Núcleo, apresentou Nina V. Xavier, diretora de formação da AOERGS.
No primeiro momento aconteceu uma interlocução entre os informes das ações empreendidas,pelos colegas do Núcleo, em prol da valorização e reivindicações regionais e municipais e os relatos dos temas estaduais e nacionais trazidos pela representante da AOERGS. Além dos encaminhamentos que a AOERGS promoveu para as demandas da categoria Nina Xavier destacou a relevância do XXV Seminário Estadual de Orientação Educacional e Vi Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação, Orientação Educacional: Educação, Direitos e Justiça - Trajetórias para a Humanização.
O intervalo foi vivenciado como o momento de diálogo e de confraternizar com quem cotidianamente se compartilha os sonhos, lutas, desafios e inquietações.
A diretora Nina retomou o andamento das atividades abordando o tema "O orientador Educacional na equipe diretiva/ gestora: identidade, construção e vivências do cotidiano". Através de um espaço para ação-reflexão-ação, contextualizando o tempo da gestão e as dimensões dos aspectos políticos, pedagógicos e administrativos que estão em jogo na gestão democrática, na dimensão dos profissionais da educação, encerrou com a síntese teórica sobre o ser e fazer da orientação educacional na atualidade. Concluindo a formação as diretoras do NOEPEL, Maria Venilda e Marli agradeceram a presença dos colegas.