quarta-feira, 5 de junho de 2013

NOS CAMINHOS DA SINDICALIZAÇÃO

A história da busca pela sindicalização da AOERGS nasceu no I Congresso Nacional de Profissionais de Educação e XX Seminário Estadual de Orientação Educacional realizado em 2007, com a criação da FENAPOE - Federação Nacional dos Profissionais de Orientação Educacional - cujo objetivo maior seria congregar as Associações de Orientadores Educacionais dos diferentes estados brasileiros, recuperando assim o que significou a FENOE anos atrás.
  À partir do II Congresso Brasileiro de Profissionais da Educação e XXI Seminário de Orientação Educacional em setembro de 2009, foi decidido em Assembléia pela estruturação jurídica e organizacional da FENAPOE, como entidade oficial e nacional de Orientadores Educacionais para atuar junto às Universidades, órgãos públicos educacionais, associações e profissionais de Orientação Educacional em todo o país.
  Para efetivação desta organização foi criada uma Comissão Executiva Provisória que na prática foi assumida pela AOERGS.
  A primeira providência foi buscar orientação jurídica para a estrutura da FENAPOE, quando se tomou conhecimento de que, amparado pelo atual Código Civil Brasileiro, a fundação de uma Federação somente é viável mediante a existência de no mínimo 5 Sindicatos de Orientadores Educacionais, não importando onde situam-se dentro da Federação Brasileira.
  A AOERGS assumiu então, a responsabilidade de partir para estudos e debates com seus respectivos Núcleos e Conselhos para fundar o primeiro Sindicato de Orientadores Educacionais, cumprindo a exigência de lei.
  Após um ano de intensivo trabalho que exigiu também aporte financeiro junto à assessoria jurídica e aos deslocamentos tanto da Diretoria Central como das diretorias de Núcleos, de quem recebemos total apoio à fundação de um Sindicato, chegamos a construir uma Minuta de Estatuto, que seria aprovada ou não em Assembleia constituída para este fim.
  Em continuidade a estudos mais atualizados, de acordo com as exigências da Constituição Brasileira, fomos surpreendidos pela necessidade de optarmos no sindicato, por um dos segmentos da base da AOERGS (redes estadual, municipal e particular) para que o Sindicato viesse efetivamente a ser criado.
  Em nova e conclusiva reunião com a Diretoria Colegiada, Conselhos e Núcleos ficou determinado então, a continuidade da AOERGS e seu fortalecimento cada vez maior.
  Para o fortalecimento e crescimento da base social da AOERGS a atual Diretoria Colegiada não tem medido esforços, fortalecendo Núcleos já existentes, incentivando a criação de novos Núcleos, criando Oficinas Itinerantes de formação continuada, buscando aprimorar as atividades já conhecidas como: Curso de Produção de Vida e Sentidos, Revista Prospectiva, Cadernos e Prenúncio. O Seminário e o Congresso que serão realizados em setembro deste ano, também estão sendo preparados com dedicação e esmero, trazendo grandes profissionais das áreas da Educação, Saúde, Direitos Humanos e da Orientação Educacional, coroando um ciclo de estudos e possibilidades de novos debates, apontando novas perspectivas e fortalecimento da Educação e dos Orientadores Educacionais.





Maria do Carmo Dandolini e Maria Salete Hintz
Conselho Deliberativo

Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul