- Notícias
- Quem Somos
- Associe-se na AOERGS
- Fale Conosco
- Legislação
- Associados
- Certificados
- Linha do Tempo
- E-BOOK AOERGS
- Convênios
- Multimídia
- Normas das Publicações da AOERGS
- XXVIII SEMINÁRIO ESTADUAL DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, IX CONGRESSO BRASILEIRO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E I ENCONTRO DOS MESTRADOS DO IFRS CAMPUS PORTO ALEGRE COM A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
- Associe-se
- Associe-se
- Eleições AOERGS/2024
- V FÓRUM INTERNACIONAL DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS E III ENCONTRO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
quinta-feira, 30 de abril de 2015
terça-feira, 28 de abril de 2015
FORMAÇÃO 1ª CRE
Segue na manhã de hoje a Formação com os Orientadores Educacionais de Porto Alegre,
parceria 1ª CRE e AOERGS.







segunda-feira, 27 de abril de 2015
FORMAÇÃO 1ª CRE
Encontro de Formação com Orientadores Educacionais da
1ª CRE, parceria entre a coordenadoria e a AOERGS, acontecendo hoje no
Colégio Estadual Protásio Alves.
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Palestra com a Dra. Mirian Grinspun Orientadora Educacional, professora e autora de livros relevantes na área da Orientação Educacional. A palestra foi realizada no turno da manhã, para os alunos do Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional Educinter/ AOERGS.
No turno da tarde, membros da Diretoria Colegiada da AOERGS, realizaram uma atividade com os cursistas dando sequência ao registro da história da Orientação Educacional.
segunda-feira, 20 de abril de 2015
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Abre Inscrições ao Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Orientação Educacional ofertado na UFFS Campus Cerro Largo, para ingresso em 2015/2.
Acesse o Edital Nº 343/UFFS/2015 no site:
sexta-feira, 17 de abril de 2015
REUNIÃO
Representantes da Diretoria Colegiada da AOERGS
foram recebidas no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Rio
Grande do Sul no dia ontem pela Coordenadora de Gestão Escolar/Alimentação
Escolar/Saúde Escolar, Iara Almeida. A apresentação da Diretoria da Entidade,
proposta de parceria para formação continuada específica para Orientadores
Educacionais e a entrega da Carta IV Congresso Brasileiro dos
Profissionais da Educação e XIII Seminário Estadual de Orientação Educacional,
com as principais demandas destes profissionais, foram os assuntos da
pauta.
segunda-feira, 13 de abril de 2015
terça-feira, 7 de abril de 2015
COMITÊ DIRETIVO E COORDENAÇÃO GERAL DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO.
CARTA ABERTA
Por ocasião da posse de Renato Janine Ribeiro como Ministro da Educação
Brasil, 06 de abril de 2015.
O Comitê Diretivo e a Coordenação Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – maior e mais plural rede em defesa dos direitos educacionais no Brasil – parabeniza e deseja sucesso ao Prof. Renato Janine Ribeiro como novo Ministro da Educação.
A expectativa de nossa rede, presente em todo o país, é a de que o MEC seja um ministério aberto à participação social e dedicado ao cumprimento irrestrito da Lei 13.005/2014, responsável por estabelecer o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE).
Ademais, a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação reforça a necessidade do MEC fazer jus às deliberações da Conae-2014 (Conferência Nacional de Educação), especialmente no que se refere ao CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial). Conforme aprovado por unanimidade e fruto de um acordo com o próprio órgão, cabe ao Ministério da Educação estabelecer um grupo de trabalho que envolva a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional de Educação (FNE) e outras entidades interessadas para a devida regulamentação do CAQi. Inclusive pelo fato de que esse mecanismo deve entrar em vigor até 24 de junho de 2016, conforme reza a Estratégia 20.6 do novo PNE.
Afora o CAQi, solicitamos o compromisso do Ministro Renato Janine Ribeiro no cumprimento de cada um dos prazos do PNE, sempre em diálogo e articulação com as entidades da sociedade civil, especialmente aquelas que se dedicaram à tramitação do plano.
Após o incansável trabalho de incidência política da sociedade civil, a vantagem do Brasil ter um PNE aprovado, em respeito ao artigo 214 da Constituição Federal, é que nenhum titular do MEC necessitará “reinventar a roda”. O único caminho possível e recomendável é o cumprimento dedicado e pleno da Lei.
Dito isso, colocamo-nos à disposição para colaborar com sua gestão que se inicia hoje, dia 06 de abril de 2015, expressando votos de respeito e consideração.
ASSINA O COMITÊ DIRETIVO DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO:
Ação Educativa, ActionAid Brasil, CCLF (Centro de Cultura Luiz Freire), Cedeca-CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação), Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)